Dados do Trabalho
Título
PERFIL DAS PACIENTES PORTADORAS DE CARCINOMA IN SITU DE MAMA ATENDIDAS EM HOSPITAL DA ZONA LESTE DE SAO PAULO.
Trabalho aprovado na Plataforma Brasil? Inserir número do CAAE.
NÃO
Introdução
O carcinoma intra ductal (CDIS) de mama é considerado lesão precursora não obrigatória do carcinoma invasor de mama. Histologicamente pode se apresentar com padrões histológicos diferentes como os tipos: sólido, cribriforme, papilífero, micropapilífero além de outros menos frequentes.
Justificativa
Muito se discute hoje sobre o descalonamento no tratamento desta patologia, mas é importante o seu diagnóstico, pois a identificação das portadoras permite o planejamento de tratamentos muito menos agressivos na comparação com as pacientes com carcinoma invasor da mama.
Objetivo
O objetivo é identificar o perfil clínico das pacientes, forma do diagnóstico e o os resultados de morbidade e mortalidade do seguimento realizado por 5 anos.
Métodos
Este estudo se trata de investigação observacional, não intervencionista do tipo coorte retrospectivo para avaliação das características clínicas de pacientes tratadas em hospital de referência para Câncer de Mama localizado na Zona Leste de São Paulo. Foram revisados prontuários de 55 pacientes acompanhadas entre os anos de 2005 e 2018, que foram acompanhadas no serviço ao menos por 5 anos.
Resultados
A média de idade das pacientes foi de 54 anos, com idade variando de 27 a 82 anos. O predomínio dos diagnósticos foi realizado através de alterações dos exames de imagem, o que correspondeu a 70,5% das pacientes. Tumores de baixo grau nuclear (Grau Nuclear 1 e 2) corresponderam a 67,6% dos casos. O grau nuclear mostrou fraca associação com o tamanho das lesões ao diagnóstico, sendo 68,2% das lesões de baixo grau identificadas em pacientes assintomáticas enquanto 63,6% destas pacientes tinham lesões de alto grau (Grau Nuclear 3). A comparação entre pacientes com até 50 anos e as com mais de 50 anos mostrou um predomínio em ambos os grupos de lesões de baixo grau, que corresponderam a 73,3% e 65,0% respectivamente. O estudo imunohistoquimico revelou que 73,5% das pacientes se apresentou com receptores de estrogênio positivos, 58,5% apresentou receptores de progesterona positivos e apenas 19,2% apresentou a superexpressão dos receptores HER2. O Ki67 se apresentou inferior a 15% em 83,9% das pacientes. Apenas 2% das pacientes apresentaram recidiva e neste caso como carcinoma invasor. A literatura mostra que em 50% das vezes a recidiva de CDIS pode se apresentar desta forma.
Conclusão
O estudo mostrou que os achados são compatíveis com os encontrados na literatura e vem de encontro a esforços institucionais para melhora do diagnóstico precoce do câncer de mama, em consonância com a atenção para o tratamento, que nos diagnósticos de CDIS tem sido alvo de importantes estudos com fins na identificação dos casos menos graves que possam ser alvo de tratamentos menos agressivos.
Área
Mastologia
Instituições
HOSPITAL SANTA MARCELINA ITAQUERA - São Paulo - Brasil
Autores
LUIZ DAVID SANTOS NUNES, GRASIELA BENINI SANTOS CARDOSO, MARIANA FERENCI CAMPANILE, RENATA BRANDÃO SANTOS