Dados do Trabalho
Título
TITULO: MASTITE NAO LACTACIONAL NA AMAZONIA OCIDENTAL BRASILEIRA
Trabalho aprovado na Plataforma Brasil? Inserir número do CAAE.
200937 19. 8.0000.5040
Introdução
A mastite crônica é uma condição clínica de difícil diagnóstico. Dentre as causas de mastite lactacional, o Staphylococcus aureus é o agente etiológico mais comum e, dentre as mastites não lactacionais, as causas podem ser a Mastite Tuberculosa (MT) e a Mastite Granulomatosa Idiopática (MGI).
Justificativa
Não ha publicações evidenciando o espectro das mastites não-Lactacionais na Amazonia Ocidental.
Objetivo
Avaliar o perfil epidemiológico da mastite não lactacional no estado do Amazonas, bem como demonstrar as diferentes etiologias, diferenciar MT e IGM
Métodos
Trata-se de um estudo retrospectivo e prospectivo que foi realizado no ambulatório de mastite da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) de 2013 a 2021 e avaliou dados epidemiológicos, exames de imagem e exames laboratoriais. Estatísticas descritivas foram realizadas. Estudo aprovado pelo Comite de Ética em Pesquisa CAAE 200937 19. 8.0000.5040.
Resultados
Foram analisados 124 prontuários, porém 12 foram excluídos. Todos os 112 pacientes receberam tratamento ambulatorial. Os cortes patológicos mostraram IGM (72; 64,3%), MT confirmada (5; 4,5%), Presumível-TM (P-TM) (10;8,9%), P-TM sem critérios (9;8,0%), mastite crônica inespecífica (7; 6,3%), mastite por micobacteriose não tuberculosa (3; 2,7%), mastite granulomatosa (GM) de origem fúngica (3; 2,7%), Escherichia coli ( 1; 0,9%), S. epidermidis (1; 0,9%) e por Corynebacterium spp (1; 0,9%).
Conclusão
Esta série representa uma das maiores séries brasileiras, permitindo observar a grande variedade de casos de mastite não lactacional na Amazônia. GM é uma causa rara de massas e abscessos mamários e representa menos de 3% de todas as mastites. O exame de imagem de escolha é a ultrassonografia, sendo a que a biopsia dirigida auxilia no diagnóstico etiológico.
Área
Mastologia
Instituições
Programa de Pós-Graduação em Tocoginecologia. Faculdade de Medicina de Botucatu - São Paulo - Brasil
Autores
MICHEL DE ARAUJO TAVARES, MARCELO CORDEIRO DOS SANTOS, VINICIUS DA SILVA MONTEIRO, RYAN ANTÔNIO DE LUCENA ALMEIDA, RENÉ ALOISIO DA COSTA VIEIRA