Congresso Brasileiro de Mastologia

Dados do Trabalho


Título

AUMENTO DO EXPLANTE DE PRÓTESE MAMÁRIA : REVISÃO INTEGRATIVA

Introdução

 Introdução. Em 1940 surgiam as primeiras implantações de próteses mamárias, e, ao longo dos anos, o número de pacientes que adotaram esse procedimento aumentou demasiadamente, sendo o fator de relevância a melhora da autoestima e os novos padrões impostos pela sociedade. Entretanto, algumas pessoas com prótese mamária têm desenvolvido cada vez mais doenças relacionadas à prótese. Entre tais doenças, destacam-se as autoimunes e inflamatórias, as quais afetam a saúde física e mental do indivíduo com a prótese implantada e o impossibilita de manter o estilo de vida saudável. Com isso, nos últimos anos, esses pacientes, com implante mamário, que obtiveram adversidades, optam pela explantação da prótese para a melhora no estilo de vida e diminuição das queixas inespecíficas.

Justificativa

Justificativa. Então, a pesquisa veio com o intuito de mostrar problemas de saúde que a prótese mamária pode causar, e além disso, mostrar que tais problemas vêm aumentando nos últimos anos, e assim, tornam-se relevantes para pesquisas futuras.

Objetivo

Objetivo. O objetivo  deste trabalho é fazer um levantamento bibliográfico , através de uma revisão integrativa, sobre o motivo pelo qual o explante  de próteses mamárias nos últimos 05 anos vem se tornando procedimento cada vez mais procurado.  

Métodos

Metodologia. A Metodologia escolhida foi a revisão integrativa, e com a sistematização de artigos oriundos das plataformas PUBMED, LILACS e SciELO.

Resultados

Resultados. Foram selecionados 32 artigos pertinentes ao tema do explante mamária. Destes, sete artigos não foram relevantes ao tema da pesquisa. Em contrapartida , outros autores, com artigos relevantes ao tema, relatam os agravos que a prótese mamária pode causar ao paciente.  

Conclusão

Conclusão: De acordo com o estudo realizado, conclui-se que, a prótese mamária pode acarretar prejuízos ao corpo e à saúde do paciente. Entretanto, existem  casos onde os pacientes se adaptam  e não desenvolvem nenhum problema; se faz necessário que os pacientes  estejam cientes das  possíveis complicações , para que, cientes dos riscos , possam optar por uma escolha consciente.   Palavras chaves: prótese; complicações; autoestima.  

Área

Mastologia

Instituições

UNIFAA - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

HELENA PIRES GOMES, ALESSANDRA PATRÍCIA SOARES DA COSTA RAFAEL, GIULIO CESARE PIMENTA CORRÊA, MATHEUS MURTEIRA CÉLEM GARCIA VIDAL, WALQUIRIA DA SILVA PEDRA PARREIRA