Dados do Trabalho
Título
INTERVENÇAO FISIOTERAPEUTICA NAS ALTERAÇOES DE SENSIBILIDADE APOS QUIMIOTERAPIA COM PACLITAXEL
Trabalho aprovado na Plataforma Brasil? Inserir número do CAAE.
CAAE 24516619.5.0000.5505 3.938.454
Introdução
INTRODUÇÃO: A incidência de síndrome de dor aguda pós-taxanos varia entre os taxanos e é nitidamente mais comum nas usuárias de docetaxel do que nas que utilizam outro taxanos. O uso do vibrador para fim terapêutico nas disfunções sexuais já tem sido estudado e com bons resultados. Além disso, a característica vibratória também pode ser utilizada para estímulo da sensibilidade em mãos e pés, viabilizando uma nova função para esse material, especialmente para pacientes que apresentam neuropatia periférica induzida pela quimioterapia (NPIQ).
Justificativa
JUSTIFICATIVA: A utilização de determinados quimioterápicos tem sido útil no aumento da sobrevida global e do intervalo livre de doenças, assim, torna-se necessária a busca por métodos de terapia que auxiliem no controle e redução dos déficits de sensibilidade e dor e, consequentemente, garantindo melhores cuidados e qualidade de vida para essas pacientes.
Objetivo
Avaliar a intervenção fisioterapêutica com o Peridell usando a vibração, a escalda de dor e a qualidade de vida nas alterações de sensibilidade após protocolo de quimioterapia com taxanos.
Métodos
Foi realizado estudo quantitativo prospectivo longitudinal não controlado, com 22 pacientes; destas, 4 foram excluídas por não apresentarem alteração de sensibilidade ou por possuírem uma condição de pele que impossibilitou a avaliação. O estesiômetro de Semmes-Weinstein avalia a sensibilidade, por cores correspondentes: verde(6), azul (5), lilás (4), vermelho (3), laranja (2) e magenta (1).Os questionários McGill e FACT G- Taxane foram aplicados após avaliação de sensibilidade. Realizou uma sessão de intervenção com o massageador terapêutico Peridell®. Ao final da sessão foi realizada a reavaliação de sensibilidade.
Resultados
Mensuradas pelo estesiômetro as medidas de sensibilidade dos dermátomos e miótomos L5 e S1, com média 5,33 e 5,53 início e 5,64 e 5,78 no final (p = 0,012 e 0,020), o que corresponde a cor azul, onde há uma sensibilidade leve alterada. A análise geral do estesiômetro em membros superiores e inferiores apresentou aumento da média, sendo a inicial de 5,69 e final de 5,81 (p = <0,001). Houve correlação negativa entre o FACT G - Taxane e o Questionário de McGill (-0,738 e p = <0,001).
Conclusão
O estímulo vibratório do massageador Peridell®, foi positivo nas alterações de sensibilidade de mãos e pés especialmente nas alterações mais leves da síndrome de mãos e pés. A Qualidade de vida medida por meio dos questionários FACT G/TAXANE e o McGill, sugerem que aumento da dor, piora sintomas de toxicidade, sendo assim, piora da qualidade de vida.
Área
Mastologia
Instituições
Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil
Autores
ROBERTA PITTA COSTA LUZ, ROBERTA PITTA COSTA LUZ, MARIA THAIS RODRIGUES , MARIA THAIS RODRIGUES , CARMEN SYLVIA VARELLA ALLIZ , CARMEN SYLVIA VARELLA ALLIZ , AFONSO CELSO PINTO NAZÁRIO, AFONSO CELSO PINTO NAZÁRIO, GIL FACINA , GIL FACINA