Congresso Brasileiro de Mastologia

Dados do Trabalho


Título

INTERVENÇAO FISIOTERAPEUTICA NAS ALTERAÇOES DE SENSIBILIDADE APOS QUIMIOTERAPIA COM PACLITAXEL

Trabalho aprovado na Plataforma Brasil? Inserir número do CAAE.

CAAE 24516619.5.0000.5505 3.938.454

Introdução

INTRODUÇÃO: A incidência de síndrome de dor aguda pós-taxanos varia entre os taxanos e é nitidamente mais comum nas usuárias de docetaxel do que nas que utilizam outro taxanos. O uso do vibrador para fim terapêutico nas disfunções sexuais já tem sido estudado e com bons resultados. Além disso, a característica vibratória também pode ser utilizada para estímulo da sensibilidade em mãos e pés, viabilizando uma nova função para esse material, especialmente para pacientes que apresentam neuropatia periférica induzida pela quimioterapia (NPIQ).

Justificativa

JUSTIFICATIVA: A utilização de determinados quimioterápicos tem sido útil no aumento da sobrevida global e do intervalo livre de doenças, assim, torna-se necessária a busca por métodos de terapia que auxiliem no controle e redução dos déficits de sensibilidade e dor e, consequentemente, garantindo melhores cuidados e qualidade de vida para essas pacientes. 

Objetivo

Avaliar a intervenção fisioterapêutica com o Peridell usando a vibração, a escalda de dor e a qualidade de vida nas alterações de sensibilidade após protocolo de quimioterapia com taxanos. 

Métodos

Foi realizado estudo quantitativo prospectivo longitudinal não controlado, com 22 pacientes; destas, 4 foram excluídas por não apresentarem alteração de sensibilidade ou por possuírem uma condição de pele que impossibilitou a avaliação. O estesiômetro de Semmes-Weinstein avalia a sensibilidade, por cores correspondentes: verde(6), azul (5), lilás (4), vermelho (3), laranja (2) e magenta (1).Os questionários McGill e FACT G- Taxane foram aplicados após avaliação de sensibilidade. Realizou uma sessão de intervenção com o massageador terapêutico Peridell®. Ao final da sessão foi realizada a reavaliação de sensibilidade.  

Resultados

Mensuradas pelo estesiômetro as medidas de sensibilidade dos dermátomos e miótomos L5 e S1, com média 5,33 e 5,53 início e 5,64 e 5,78 no final (p = 0,012 e 0,020), o que corresponde a cor azul, onde há uma sensibilidade leve alterada. A análise geral do estesiômetro em membros superiores e inferiores apresentou aumento da média, sendo a inicial de 5,69 e final de 5,81 (p = <0,001). Houve correlação negativa entre o FACT G - Taxane e o Questionário de McGill (-0,738 e p = <0,001).

Conclusão

O estímulo vibratório do massageador Peridell®, foi positivo nas alterações de sensibilidade de mãos e pés especialmente nas alterações mais leves da síndrome de mãos e pés. A Qualidade de vida medida por meio dos questionários FACT G/TAXANE e o McGill, sugerem que aumento da dor, piora sintomas de toxicidade, sendo assim, piora da qualidade de vida. 

Área

Mastologia

Instituições

Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

ROBERTA PITTA COSTA LUZ, ROBERTA PITTA COSTA LUZ, MARIA THAIS RODRIGUES , MARIA THAIS RODRIGUES , CARMEN SYLVIA VARELLA ALLIZ , CARMEN SYLVIA VARELLA ALLIZ , AFONSO CELSO PINTO NAZÁRIO, AFONSO CELSO PINTO NAZÁRIO, GIL FACINA , GIL FACINA