Congresso Brasileiro de Mastologia

Dados do Trabalho


Título

ESTUDO COMPARATIVO DA MASTITE GRANULOMATOSA IDIOPATICA E MASTITE POR TUBERCULOSE: ACHADOS CLINICOS, METODOS DE INVESTIGAÇAO DIAGNOSTICA E DESFECHOS TERAPEUTICOS

Trabalho aprovado na Plataforma Brasil? Inserir número do CAAE.

SIM. CAAE 62060216.6.0000.5050

Introdução

Mastite granulomatosa (MG) é uma condição inflamatória crônica e de difícil diagnóstico, acometendo geralmente mulheres no menacme e simulando neoplasia maligna, tanto em suas características clínicas quanto a mamografia e ultrassom. Pode apresentar múltiplas recidivas, apesar do uso de várias drogas, causando deformidades mamárias e impactando na qualidade de vida. Classifica-se em forma específica e não-específica (idiopática). Entre as causas de MG específica incluem-se a tuberculose, sarcoidose, doenças autoimunes, hiperprolactinemia. A forma idiopática é um diagnóstico de exclusão. Identificar a etiologia da doença e avaliar as características clínicas, exames de diagnóstico e desfechos terapêuticos, principalmente na tuberculose mamária (TM) e na mastite granulomatosa idiopática (MGI).  Este estudo avaliou diversas variáveis que pudessem auxiliar na diferenciação da MG por TB da condição idiopática com o intuito de traçar estratégias de diagnóstico da doença, pois tem-se observado em todo o mundo uma elevada incidência de casos, com indefinições na conduta desde a investigação etiológica até o tipo de terapêutica a ser estabelecida. Distinguir esses dois tipos de MG é importante, pois as opções de tratamento do primeiro incluem medicamentos imunossupressores (corticoides, metotrexate, azatioprina) que podem levar ao agravamento da TM.

Justificativa

O interesse por este estudo deve-se à dificuldade na abordagem diagnóstica e terapêutica, diante de um quadro sugestivo de MG, principalmente nas classificadas como idiopáticas, nas quais não há uma padronização de conduta. Há poucos dados publicados no Brasil e no mundo sobre as mastites granulomatosas, a maioria dos estudos referem-se a relatos de casos isolados. Um elevado número de casos novos desta condição tem sido observado na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC) e no Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), o que tem levado à necessidade de implantação de um protocolo de investigação diagnóstica que possa conduzir a uma melhor definição da etiologia da doença e, posteriormente, a um tratamento efetivo. 

Objetivo

Identificar a etiologia da doença e avaliar as características clínicas, exames de diagnóstico e desfechos terapêuticos, principalmente na tuberculose mamária (TM) e na mastite granulomatosa idiopática (MGI).

Métodos

O estudo é observacional do tipo retrospectivo em dois centros de referência no Brasil,  HSJ e MEAC, na capital do Estado do Ceará, entre 2007 e 2017. Foram revisados os registros médicos de 110 casos de mulheres com diagnóstico de MG, sendo somente 76 casos ( 55 TM e 21 MGI) apresentando todos os critérios de inclusão do estudo, baseando-se em achados clínicos e exames laboratoriais (identificação do bacilo pela coloração de Ziehl Neelsen, cultura e PCR). As associações do diagnóstico final (MT e MGI) com as características clínico-epidemiológicas, radiológicas, laboratoriais, histopatológicas e terapêuticas foram analisadas pelo teste quiquadrado, Exato de Fisher e teste de t de Student. O Kappa foi utilizado para avaliar a concordância entre o diagnótico inicial presuntivo para TM e MGI e os que realmente tiveram TM e MGI.     

Resultados

Foi observada associação positiva (significância estatística) para o diagnostico diferencial da TM e MGI somente nas alterações de neutrófilos em hemograma, transaminases e presença de células gigantes multinucleadas do tipo Langhans na histologia. A sensibilidade da cultura para isolamento do bacilo da tuberculose foi de 10%, da coloração de Ziehl Neelsen (ZN) em aspirado mamário foi de 7,1% e de 3,3% no ZN de exame histológico. O diagnóstico baseado somente na presunção, sem evidência do bacilo em exames microbiológicos, apresentou uma concordância de 98,1% com coeficiente de Kappa igual a 0,95.

Conclusão

O diagnóstico de TM e MGI, baseado em achados presuntivos, foi considerado ótimo e confiável pelo teste de concordância. A sensibilidade dos métodos de diagnóstico microbiológico foi baixa, o que está de acordo com os dados da literatura, no entanto são importantes para auxiliar na definição da etiologia da doença e diminuir a probabilidade de falha terapêutica com desfechos desfavoráveis. Não há um senso comum sobre a investigação e o tratamento da MG, no entanto novas abordagens diagnósticas e terapêuticas são importantes para a condução desta doença, dada a sobreposição de achados clínicos, laboratoriais e histológicos.

Caso seu trabalho já tenha sido publicado, informe a data de publicação e a revista:

DATA DE PUBLICAÇÃO : 05/06/2023 / Contemporânea Revista de
Ética e Filosofia Política

Área

Mastologia

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - Ceará - Brasil

Autores

JOSMARA XIMENES ANDRADE FURTADO, FRANCISCO DAS CHAGAS MEDEIROS, JESUSMAR XIMENES ANDRADE, ROBERTO DA JUSTA PIRES NETO, JOSE ELEUTERIO JUNIOR