Congresso Brasileiro de Mastologia

Dados do Trabalho


Título

ESTUDO TRANSVERSAL OBSERVACIONAL EM PACIENTES COM CANCER DE MAMA NO CICLO DE QUIMIOTERAPIA COM ANTRACICLINA E CICLOFOSFAMIDA: PREVALENCIA DA NEUROPATIA PERIFERICA INDUZIDA PELA QUIMIOTERAPIA

Trabalho aprovado na Plataforma Brasil? Inserir número do CAAE.

CAAE:72914917.0.0000.5505

Introdução

A neuropatia periférica induzida pela quimioterapia pode comprometer a capacidade funcional do indivíduo, a, leva a redução de doses das drogas, sua descontinuidade e até mesmo a interrupção do tratamento, tendo um impacto negativo na qualidade de vida e na efetividade do tratamento.

Justificativa

A Antraciclina já bem estabelecida no tratamento oncológico e no câncer de mama, então, se faz necessário saber se neuropatia periférica induzida pela quimioterapia se inicia a partir da administração dessa droga.

Objetivo

Avaliar a prevalência de alterações de sensibilidade, em pacientes com câncer de mama em ciclos de quimioterapia contendo antraciclina além dos impactos na sua qualidade de vida.

Métodos

Estudo transversal e observacional. Coleta realizada no ambulatório de Oncomastologia do Hospital São Paulo Unifesp, no período de novembro de 2018 a fevereiro 2022. Avaliação de dados demográficos e clínicos. A ferramenta utilizada para avaliar Neuropatia Periférica induzida pela quimioterapia (NPIQ), foi o Estesiômetro e os Questionário FACT/G analisou a qualidade de vida e o Taxane itens específicos sobre a NPIQ. Todas as participantes foram informadas e assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). 

Resultados

Selecionadas 102 mulheres com câncer de mama e incluídas 79 pacientes que realizaram quimioterapia com antraciclina. Média de idade 49 anos, IMC médio de (27,95 Kg/m2), CINE (Carcinoma Invasivo não especial) teve maior representação (89,9%), quimioterapia Neoadjuvante presente em (88,6%), o tamanho do tumor T2 (45,6%). Diabetes mellitus presente (15,2%) e Hipertensão Arterial Sistêmica (30,4%). A prevalência de sensibilidade avaliada pelo estesiômetro foi de (1,0-1,83 IC) com variação, 1,0 até 2,0. O resultado do estesiômetro corresponde ao Grau 1, na classificação de neurotoxidades da NPIQ.

Conclusão

Conclui-se que a associação da antraciclina e ciclofosfamida não acarretou alterações de sensibilidade cutânea, ou seja, em nossos estudos a quimioterapia com antraciclicos não levou à NP.A qualidade de vida avaliada pelo FACIT/G, mostrou redução dos domínios que não se relacionam NPIQ, em pacientes que receberam a combinação de AC.  

Área

Mastologia

Instituições

Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

ROBERTA PITTA COSTA LUZ, CARMEN SYLVIA VARELLA ALLIZ , AFONSO CELSO PINTO NAZÁRIO , SIMONE ELIAS, GIL FACINA