Dados do Trabalho
Título
PERFIL DOS EGRESSOS DO PROGRAMA DE RESIDENCIA MEDICA EM MASTOLOGIA DA FACULDADE DE CIENCIAS MEDICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Trabalho aprovado na Plataforma Brasil? Inserir número do CAAE.
63976822.0.0000.5404
Introdução
A inserção no mercado de trabalho é multifatorial e, entre os agentes que influenciam o êxito, pode-se destacar a instituição formadora do profissional. O delineamento do perfil de seus egressos auxilia na determinação de necessidades educacionais, colaborando inclusive na avaliação de programas de residência médica.
Justificativa
A possibilidade de se avaliar o desempenho profissional após a residência médica em Mastologia na formação do médico especialista, através da coleta de dados sobre a trajetória e perfil profissional dos egressos, levando em consideração que este feedback inclusive poderá auxiliar na orientação dos futuros egressos.
Objetivo
Caracterizar o perfil dos egressos quanto a sua formação prática e profissional, através da identificação das variáveis sociodemográficas e acadêmicas dos egressos, com análise de sua inserção profissional, além da identificação do acesso e desenvolvimento com relação aos procedimentos em níveis ambulatorial e hospitalar.
Métodos
Estudo descritivo, observacional e transversal, com convite para aplicação de termo de consentimento livre e esclarecido e questionário, ambos por via online, aos 31 médicos formados pelo Programa de Residência Médica (PRM) em Mastologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, de 2005 a 2022, com determinação das frequências e médias.
Resultados
A maior parte dos mastologistas formados pelo PRM Mastologia tem seu campo de atuação no estado de São Paulo, com acesso aos serviços oncológicos de alta complexidade (biópsias estereotáxicas, exames complementares e de estadiamento, cirurgias oncoplásticas, biópsia de linfonodo sentinela, medicina nuclear, radioterapia, quimioterapia, terapias-alvo, hormonioterapia, testes genéticos, equipe multiprofissional), apresentam aprimoramento técnico e profissional contínuo, com possibilidade de campo de atuação misto, exercendo a especialidade de Mastologia em paralelo à atuação como Tocoginecologista ou Cirurgião Geral – incluindo-se plantões noturnos para composição de renda mensal – e com atuação no Sistema Único de Saúde e na Saúde Suplementar. Os egressos encontram-se satisfeitos pessoalmente com o exercício da Mastologia.
Conclusão
Foram obtidas respostas satisfatórias que mostraram o destaque do programa em relação ao ensino de técnicas cirúrgicas e estímulo ao desenvolvimento científico e atualização profissional. As críticas se resguardam à rede de atuação dos profissionais principalmente em redes privadas.
Área
Mastologia
Instituições
UNICAMP - São Paulo - Brasil
Autores
AMANDA MARIA SACILOTTO DETONI, ALICIA MARIA ZANE IMBRIANI, CESAR DOS SANTOS CABELLO, JULIA YORIKO SHINZATO, CASSIO CARDOSO FILHO