Congresso Brasileiro de Mastologia

Dados do Trabalho


Título

MODELO ALTERNATIVO PARA MARCAÇAO DE LEITO TUMORAL COM CLIPE METALICO EM PACIENTES COM INDICAÇAO DE REALIZAÇAO DE QUIMIOTERAPIA NEOADJUVANTE

Introdução

O advento de novos quimioterápicos associado a uma melhor resposta clínica, possibilitou que pacientes com diagnóstico de câncer de mama, com doença localmente avançada, realizem quimioterapia neoadjuvante visando a redução tumoral e consequentemente uma cirurgia menos mutiladora

Justificativa

Como em boa parte dos casos a resposta tumoral é completa, fica inviável a localização precisa do leito tumoral após o tratamento neoadjuvante, e dessa forma, cirurgias maiores podem ser necessárias para garantir a retirada do local onde o tumor se encontrava. Para reduzir o risco de se perder o benefício local proporcionado pelo tratamento neoadjuvante, é realizada a marcação do leito tumoral antes do início da quimioterapia.

Objetivo

Permitir que as pacientes do SUS recebam um tratamento de mais qualidade, com baixo custo e possibilitando maior taxa de cirurgia conservadora nestas pacientes.

Métodos

Tal procedimento pode ser realizado através da agulha de marcação de tecido mamário, contudo, esse dispositivo não está disponível para as pacientes do SUS e apresenta custo elevado. Visando este grupo de pacientes, foi desenvolvido um modelo alternativo para inserção do clipe metálico, que consiste em utilizar o próprio aparelho de ultrassonografia, já utilizado para realizar as biópsias, a agulha de core biopsy e a ponta do fio metálico estéril o qual já é utilizado para realização da marcação pré cirúrgica de lesões não palpáveis (agulhamentos). 

Resultados

Para demonstrar a exequibilidade do método, realizamos a marcação em um phantom, cujos nódulos pré-definidos na peça, receberam os clipes metálicos. Posteriormente, a localização destes foi confirmada por métodos imaginológicos, como a mamografia. Demonstramos com esse trabalho que a introdução do clipe através da agulha de core biopsy é eficaz, econômica e acessível para as pacientes do SUS que irão realizar quimioterapia neoadjuvante.

Conclusão

A clipagem pré quimioterapia neoadjuvante foi eficaz, com comprovação de manutenção do clipe no leito tumoral, possibilitando uma abordagem cirúrgica mais segura nas pacientes do SUS.

Área

Mastologia

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

ANGELA LOPARDI NICOLATO, DOUGLAS DE MIRANDA PIRES, NAYARA CARVALHO DE SÁ, RAIANY IASMIM DE ABREU DO PRADO, BRUNA CASTANHO