Congresso Brasileiro de Mastologia

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA EFICACIA DO USO DO VERDE INDOCIANINA ASSOCIADA A FLUORESCENCIA NA BIOPSIA DO LINFONODO SENTINELA

Trabalho aprovado na Plataforma Brasil? Inserir número do CAAE.

08169419.9.0000.5505

Introdução

A biópsia do linfonodo sentinela é a técnica consagrada no estadiamento axilar das pacientes portadoras de câncer de mama inicial sem comprometimento clínico axilar. Embora já seja uma técnica amplamente difundida, seu histórico é relativamente recente. Três técnicas são muito utilizadas globalmente para deteção do linfonodo sentinela: o azul patente; o radiofármaco tecnécio 99 com uso do gamma probe; e a combinação dessas duas técnicas. Kitai et al foram os  pioneiros a reportar, em 2005, a técnica conhecida por verde indocianina (ICV) associada à imagem de fluorescência no câncer de mama e obtiveram excelente taxa de identificação de 94%. ICV é um corante fluorescente não radioativo com baixo peso molecular. Trata-se de uma tricarbocianina, dois anéis heterocíclicos unidos por 7 carbonos, apresentando a seguinte fórmula molecular: C43H47N2NaO6S2. Este marcador químico pode penetrar no tecido humano em profundidades de poucos milímetros até alguns centímetros. Isto permite a migração linfática em tempo real, ajudando o cirurgião a planejar a incisão dérmica, deste modo reduzindo a dificuldade do procedimento.

Justificativa

Justificamos este estudo devido ao verde indocianina associado à fluorecência ter se mostrado uma terceira opção de corante para ser utilizado na avaliação do linfonodo sentinela, principalmente nas instituições que não dispõe de serviço de medicina nuclear. Com efeito, esta pesquisa é pioneira no uso do verde indocianina em pacientes portadoras de câncer de mama no Brasil.

Objetivo

Avaliar a taxa de detecção do linfonodo sentinela com uma técnica inovadora: o verde de indocianina associado à fluorescência em pacientes com câncer de mama, sua comparação com os demais métodos (azul patente e braço combinado azul patente + verde indocianina) e os custos destes procedimentos.

Métodos

Foram avaliadas 99 pacientes com idade média de 58,4 ± 13,3  anos subdivididas em três braços com 33 pacientes, sendo que em um braço foi submetido à técnica do linfonodo sentinela utilizando azul patente, em outro o verde indocianina e no terceiro a combinação dos dois corantes. A verde indocianina, marcador   fluorescente que consiste na iluminação do linfonodo sentinela no comprimento de onda de excitação (750 a 800 nm), foi aplicado na dose de 5mg na região periareolar, sendo visualizado através do aparelho image1S® acoplado à fonte de luz D-light P® e câmera de laparoscopia. Pesquisa realizada no Hospital de Esperança de Presidente Prudente - SP em parceira com a Disciplina de Mastologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo no período de 02/08/2019 e 16/12/2021. Este estudo teve aprovação dos Comitês de Ética em Pesquisa de ambas instituições, seguindo a Declaração de Helsinki. A Lista de Verificação da Declaração TREND (Transparent Reporting of Evaluations with Nonrandomized Designs) foi utilizada neste estudo, que também foi registrado no Brazilian Clinical Trials Registry com o número RBR-6d36dgq.

Resultados

Os principais subtipos histológico e imunohistoquímico foram o carcinoma invasivo do tipo não especial em 92,9% e luminal em 84,9% dos casos, respectivamente. A taxa de acurácia na identificação do linfonodo sentinela foi de 78,8% com a utilização do azul patente, 93,9% com o verde indocianina e 100% com o azul patente + verde indocianina. O grupo combinado identificou principalmente dois linfonodos sentinelas (48,5%), entretanto os demais grupos identificaram mais comumente um linfonodo sentinela apenas. O tempo médio de identificação do linfonodo sentinela foi de 20,6 minutos entre as pacientes submetidas ao corante tradicional, 8,6 minutos no braço do verde indocianina e 10 minutos na associação dos dois métodos (P<0,001). O tempo cirúrgico médio foi de 69,4 minutos com o azul patente, 55,1 minutos com o    verde indocianina e 69,4 minutos no combinado (P<0,001). O custo total da internação hospitalar nas pacientes que foram submetidas ao verde indocianina foi menor que as do azul patente (P=0,026) e que as do braço combinado (P=0,007).

Conclusão

A taxa de detecção do linfonodo sentinela através da fluorescência com o uso do verde indocianina foi considerada eficaz. A comparação da taxa de detecção do linfonodo sentinela entre o uso do azul patente, verde indocianina e azul patente + verde indocianina (combinado) revelou diferenças estatisticamente significantes, sendo o método combinado o mais eficaz. O maior custo do corante verde indocianina não impactou na elevação do custo geral da internação hospitalar.

Área

Mastologia

Instituições

Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

RAFAEL DA SILVA SÁ, RAQUEL FUJINOHARA VON AH RODRIGUES, LUIZ ANTÔNIO BUGALHO, SUELEN UMBELINO DA SILVA, AFONSO CELSO PINTO NAZÁRIO