Congresso Brasileiro de Mastologia

Dados do Trabalho


Título

Valor preditivo de linfócitos infiltrantes tumorais de doença residual em câncer de mama triplo negativo pacientes após quimioterapia neoadjuvante

Trabalho aprovado na Plataforma Brasil? Inserir número do CAAE.

25580319.9.0000.5327

Introdução

A presença da alta infiltração de linfócitos  tumorais (TILs) vem sendo correlacionada com a resposta patológica completa (pCR) após quimioterapia neoadjuvante (QTNA) no câncer de mama invasivo triplo negativo. A avaliação do infiltrado linfocítico tumoral vem sendo amplamente estudada no cenário pré-tratamento. No entanto, o papel prognóstico dos TILs na doença residual após QTNA envolvendo a mudança imunológica no ambiente tumoral ainda permanece em debate.

Justificativa

O impacto de TILs na doença residual de mama em estágio avançado vem sendo pouco explorado. Por essa razão, a melhor compreensão das alterações no ambiente tumoral após o tratamento neoadjuvante e suas implicações diretas com a resposta imune tumoral pode ser útil no melhor refinamento e estratificação de pacientes que poderiam se beneficiar com tratamentos sistêmicos adicionais, como as imunoterapias.

Objetivo

Investigar o valor preditivo do infiltrado linfocítico tumoral (TILs) no câncer de mama triplo negativo (TNBC) em estágio avançado após a quimioterapia neoadjuvante

Métodos

Foram analisadas lâminas de tumores triplo-negativos estágios II e III entre os anos de 2008 e 2019 de pacientes com doença residual após QTNA. Os TILs estromais foram analisados em dois momentos do tratamento: pré-QTNA e pós-QTNA. Os TILs foram medidos como porcentagem de células imunes no estroma dentro das bordas do tumor invasivo. O número de TILs foi analisado como uma medida contínua e dividido em duas categorias: alto (≥ 30%) e baixo (≤ 30%).

Resultados

Foram selecionados 78 pacientes, das quais 60 obtiveram resposta parcial à QTNA. A média de idade das pacientes que apresentaram doença residual após QTNA (n=60) foi de 52,58 ± . Cerca de 90% delas foram tratadas com protocolo padrão QTNA de quatro ciclos de Antraciclina e Ciclofosfamida, seguidos de quatro ciclos de Docetaxel. Observouse um aumento de TILs após o tratamento QTNA onde o infiltrado de TILs altos (≥ 30%) foi de 55%, sendo que antes do tratamento 90% da amostra apresentou baixa infiltração de TILs (≤ 30%) (teste de McNemar, p ≤ 0,0001).Assim como 78,3% das pacientes que obtiveram aumento do infiltrado pós-tratamento demostraram diminuição do diâmetro tumoral apresentando tumores menores que 2 cm.

Conclusão

A modificação no ambiente tumoral, que resulta no aumento da infiltração de TILs após a quimioterapia neoadjuvante, pode ajudar na identificação de características imunogênicas adicionais apresentadas por TNBCs residuais induzidas pelo tratamento. A identificação de pacientes que não atingem o pCR, mas que apresentam características tumorais imunológicas favoráveis (aumento de TILs), pode auxiliar na melhor escolha de pacientes que se beneficiariam com terapias complementares com foco no sistema imunológico.

Área

Mastologia

Instituições

UFRGS - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

NATHALIA CRUZ COSTA, ANDREA PIRES DAMIN