Congresso Brasileiro de Mastologia

Dados do Trabalho


Título

O INTERESSE DA POPULAÇAO BRASILEIRA SOBRE CANCER DE MAMA AO LONGO DA PANDEMIA DE COVID-19: UMA ANALISE PELO GOOGLE TRENDS

Introdução

No Brasil, o câncer de mama é a neoplasia mais frequente na população feminina, excluindo-se o câncer de pele não-melanoma, com uma incidência de 41,89 novos casos por 100.000 mil mulheres, em 2023. A detecção da doença em estágios iniciais está associada ao emprego de tratamentos menos agressivos e com maiores chances de cura. Observa-se, nesse sentido, um aumento na realização do exame de rastreamento, a mamografia, nos meses subsequentes à campanha “Outubro Rosa”, a qual tem a premissa de conscientização sobre o câncer de mama. Entretanto, de forma preocupante, a pandemia de Covid-19 causou um impacto no rastreamento do câncer de mama no Brasil, de forma que entre 2019 e 2020 houve uma redução de 42% no número de mamografias realizadas no Sistema Único de Saúde. Nesse sentido, levanta-se a hipótese de que a efetividade das campanhas do Outubro Rosa em mobilizar a atenção do público, por meio das mídias digitais, tenha sido afetada pelo contexto sanitário dos anos de 2020 e 2021.

Justificativa

Dada a epidemiologia do câncer de mama e a redução no rastreio deste durante a pandemia, é importante verificar o impacto da pandemia de Covid-19 na busca por informações relacionadas à doença.

Objetivo

Esse trabalho tem como objetivo analisar se durante a pandemia as campanhas do outubro rosa continuaram a fomentar o interesse da população por buscas na internet referentes à temática.

Métodos

A fonte de dados para o estudo foi o Google Trends (GT), ferramenta que permite medir o interesse dos usuários em um tópico específico. O termo de pesquisa foi “câncer de mama + cancer de mama”, no qual o recurso “+” agrega possíveis variações, reduzindo a perda de dados. A área geográfica definida foi o Brasil, considerando todas as suas unidades federativas, o período escolhido foi “2004-atual”, a busca foi realizada em todas as categorias e a modalidade de pesquisa foi “Pesquisa na Web”. Os dados são referentes ao “Interesse ao longo do tempo” e consistem na frequência relativa mensal ao longo do período selecionado na qual o termo de interesse foi pesquisado, de forma que o valor varia de 0 a 100, em que 100 é o pico de popularidade, ou seja, o momento no qual o volume de pesquisas pelo termo foi máximo, de forma que os outros valores são relativos a este. Para a análise estatística foi utilizado o programa Joinpoint Trend Analysis Software (versão 5.0.2, Divisão de Controle do Câncer & Ciências Populacionais, Instituto Nacional do Câncer, EUA). A entrada de dados no software foi referente aos dados do GT de janeiro de 2018 a dezembro de 2022. Alterações percentuais mensais (MPC) entre os joinpoints foram determinadas com intervalos de confiança de 95% (ICs) e o valor de significância foi definido em p < 0,05.

Resultados

Foram encontradas sete mudanças estatisticamente significativas na amostra temporal do GT utilizada, de forma que todos os jointpoints passam pelo mês de outubro dos anos 2018 a 2022. Destaca-se que foram traçadas 8 curvas lineares, unidas pelos joinpoints, nas quais houve aumento nas pesquisas no mês de outubro seguido por queda após o décimo mês do ano. Além disso, no intervalo de outubro de 2019 a julho de 2020 houve alteração percentual mensal (MPC) significativa de -7,72%, bem como no período de outubro de 2021 a julho de 2022, no qual o MPC foi de -7,00%. Estima-se que, diante do cenário de isolamento social da população durante o período da pandemia da COVID-19, uma parcela da sociedade teve acesso limitado às campanhas presenciais, de modo que a conscientização foi disseminada predominantemente no meio virtual. A partir disso, justifica-se a diminuição no interesse pelo tema durante a pandemia, mas com manutenção do pico de buscas no mês de outubro. Por outro lado, a literatura evidenciou diminuição na realização de mamografias, que pode estar relacionada a fatores como o isolamento social, a realocação de recursos e o medo por parte da população. 

Conclusão

A campanha do Outubro Rosa tem levado a população a fazer mais buscas na internet, as quais apresentam elevada oscilação no mês de outubro, conforme apontam os dados do Google Trends. A análise realizada com o software Joinpoint mostrou variações estatísticas significativas, sobretudo, apresentando declínio no período de outubro de 2019 a julho de 2020 e de outubro de 2021 a julho de 2022. A partir disso, mensuramos que houve uma diminuição percentual na busca pelo termo câncer de mama durante o período da pandemia.

Área

Mastologia

Instituições

Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Medicina - Minas Gerais - Brasil

Autores

CAROLINA RIBEIRO PAINS DE OLIVEIRA, ANA CLÁUDIA PEREIRA DE SOUZA, JHENIFER VIANA DE FREITAS, DÉBORA BALABRAM, ANNAMARIA MASSAHUD RODRIGUES DOS SANTOS