Dados do Trabalho
Título
CARCINOMA METAPLASICO COM CARACTERISTICAS FENOTIPICAS DE SARCOMA DE EWING: RELATO DE CASO
Introdução / Justificativa
Carcinomas mamários metaplásicos são muito raros e representam menos de 1% de todos os carcinomas invasivos da mama. A maioria se manifesta clinicamente como lesão única palpável de crescimento rápido, raramente acometendo gânglios linfáticos, uma vez que a metástase para os linfonodos axilares é incomum. São tipicamente negativos para receptores hormonais e Her-2, independente do subtipo histológico. O prognóstico é de difícil definição e pode se relacionar ao tipo de metaplasia presente. O objetivo desse trabalho é relatar um caso de variante incomum de carcinoma metaplásico.
Relato de caso
Paciente do sexo feminino, 35 anos, atendida no serviço de Mastologia do Hospital Erasto Gaertner com presença de lesão ulcerada, exofítica extensa com crescimento rápido em mama esquerda. Realizou “core biopsy” em Manaus com anatomopatológico de Câncer de mama triplo negativo – T4b. Encaminhada a neoadjuvância, porém após 4 ciclos manteve progressão local, além de vários episódios de hemotransfusão devido a sangramento tumoral. Portanto optado por suspender tratamento neoadjuvante e seguir com mastectomia higiênica. Na peça cirúrgica o quadro histológico foi sugestivo de variante incomum de carcinoma metaplásico com células pequenas com características fenotipicas de sarcoma de Ewing.
Discussão
Os carcinomas metaplasicos são tumores de comportamento agressivo e prognóstico desfavorável. No caso descrito houve aumento da lesão em vigência de neoadjuvancia, evolução não compatível com o diagnóstico inicial de carcinoma mamário invasor triplo negativo. A paciente do caso foi submetida à mastectomia higiênica devido a extensão do tumor e sangramento importante. As metástases linfonodais são mais baixas do que nos outros carcinomas invasivos do tipo não especial. No caso apresentado a paciente tinha inicialmente um diagnóstico anatomopatológico de Carcinoma mamário invasor triplo negativo, portanto na abordagem cirúrgica foi realizada a linfadenectomia devido a presença de linfonodos clinicamente suspeitos, e foi encontrado 01 linfonodo positivo dos 12 linfonodos analisados.
Área
Mastologia
Instituições
Hospital Erasto Gaertner - Paraná - Brasil
Autores
LUIZA DE MELO CERQUEIRA, LARISSA RENATA KLEINA, LETICIA ARIANE PANINI DO CARMO, JOSE CLEMENTE LINHARES, SERGIO BRUNO HATSCHBACH