Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO E CONFECÇAO DE PROTESES MAMARIAS EXTERNAS
Trabalho aprovado na Plataforma Brasil? Inserir número do CAAE.
68799223.2.0000.5105
Introdução
O câncer de mama representa um dos principais tipos de câncer da mulher. Mesmo com os avanços no diagnóstico precoce, da terapêutica neoadjuvante e da terapêutica geral, a mastectomia ainda é realizada. Das pacientes mastectomizadas algumas serão submetidas a reconstrução, porém muitas não terão a indicação, o desejo ou a possibilidade de reconstrução. Visando melhor convívio social, muitas necessitam do uso de próteses externas.
Justificativa
As próteses disponíveis para venda são de silicone, pesadas e custo elevado. Outras próteses são doadas a partir do voluntariado de Associações Contra o Câncer no contexto do SUS, havendo grande variação, porém algumas são pesadas, de alpiste ou não laváveis, necessitando-se de criar um modelo qualificado.
Objetivo
O objetivo é realizar a confecção de uma prótese externa mamária lavável, de fácil manuseio, baixo custo, onde a confecção possa ser facilmente conseguida pela paciente.
Métodos
Estudo prospectivo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o número 68799223.2.0000.5105. Foram adquiridas quatro próteses mamárias externas de 5 medidas (PP-P-M-G-GG), sendo estas: (1) Silicone- vendida em lojas comerciais; (2) Modelo 2 de algodão e polipropileno granulado; (3) Modelo 3 de nylon e Alpiste; (4) Modelo 4 de Manta bojo e polipropileno granulado. A partir destes modelos procurou-se criar um modelo de material lavável, leve, não alergênico, resistente, pré-moldada e de fácil confecção por uma costureira.
Resultados
Foi confeccionada um modelo de prótese mamária leve, facilmente ajustável a vestimenta, de material antialérgico (manta bojo), lavável (fibra siliconada), e de baixo custo. Realizou-se um molde de cada medida em tamanho A4, visando disponibilizar as pacientes um modelo para confecção por uma costureira. A Tabela 1 apresenta os resultados. Tabela 1. Características principais das próteses avaliadas.
Conclusão
A prótese criada corrigiu todas as potenciais desvantagens dos outros modelos, sendo facilmente acessível e reprodutível, visando o uso em população da rede pública de saúde.
Área
Mastologia
Instituições
Hospital de Câncer de Muriaé - Minas Gerais - Brasil
Autores
RENÉ ALOISIO DA COSTA VIEIRA, MATHEUS SAMPAIO IBRAHIM, LUCAS GUIMARÃES DE SOUZA ARAUJO, JOSÉ DE ASSIS SOUZA JUNIOR, IDAM OLIVEIRA-JUNIOR