Dados do Trabalho
Título
O AVANÇAR DA IDADE POPULACIONAL FRENTE A DEFASAGEM NO RASTREAMENTO DE CANCER DE MAMA NO BRASIL
Trabalho aprovado na Plataforma Brasil? Inserir número do CAAE.
53932221.4.0000.5564
Introdução
O rastreamento de câncer de mama é recomendado, de acordo com o Ministério da Saúde, até a idade de 69 anos de idade. Para mulheres acima dos 70 anos, os órgãos responsáveis não consideram benéfico, haja visto a quantidade de testes falsos-positivos estabelecidos. Todavia, com o envelhecimento da população, os parâmetros outrora estabelecidos tendem a defasagem, havendo a necessidade de uma readequação e inclusão maior da população idosa. De acordo com o IBGE, a expectativa de vida para mulheres nascidas em 2021 é de 80,5 anos, o que fomenta a tese do avançar no rastreamento feminino de câncer de mama.
Justificativa
Dessa forma, uma pesquisa em um hospital terciário do norte do Rio Grande do Sul – Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HCPF) – analisou o perfil epidemiológico dos pacientes acometidos com câncer de mama (CaM): "O Câncer de Mama em um Hospital no Sul do Brasil". Dentre os resultados analisados, evidenciou-se que parte da população analisada (30,4%) correspondia a faixa etária acima dos 70 anos de idade, o que justificou uma análise detalhada desta população.
Objetivo
Analisar o perfil epidemiológico da população acometida com CaM em um hospital terciário do norte do Rio Grande do Sul e estabelecer a faixa etária mais prevalente de pacientes acometidos com a doença. Além disso, estabelecer a gravidade da neoplasia por meio do seu estadiamento para a faixa etária de pacientes com mais de 70 anos de idade.
Métodos
A pesquisa elaborada contemplou somente mulheres com neoplasia maligna de mama. As principais faixas etárias foram dividas em: menores de 39 anos; dos 40 aos 49 anos; 50 aos 59; 60 aos 69; e acima de 70 anos de idade. A análise contemplou 301 prontuários no período de janeiro de 2016 à dezembro de 2019. Ainda, observou-se o estadiamento das pacientes por meio do estágio ou o TNM da neoplasia.
Resultados
A faixa etária mais acometida pelo presente estudo foi acima de 70 anos de idade (30,4%), seguido da faixa de pacientes entre 50 e 59 anos (29,5%). Quanto ao estadiamento para a faixa etária de pacientes com mais de 70 anos de idade, 51% deram entrada no HCPF em estágio inicial da doença – estágio 1 (10,8%) e estágio 2 (40,2%) - e 39,1% em estágio avançado da doença – estágio 3 (32,6%) e estágio 4 (6,5%).
Conclusão
A alta prevalência de pacientes acometidos com CaM, com faixa etária acima dos 70 anos, levanta um alerta quanto a necessidade em se elevar a faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde (hoje estabelecida até os 69 anos de idade). Ainda, a maioria dos pacientes nessa faixa etária estavam com uma neoplasia em estágio inicial, o que fortalece a tese de haver um rastreamento efetivo, além da idade previamente estabelecida, de forma a iniciar o tratamento dessas pacientes em estágios que contemplem um melhor prognóstico. O envelhecimento da população já é uma realidade que vem ocorrendo no Brasil, principalmente se tratando da população feminina, o que traz a necessidade do avançar da medicina de forma a otimizar a prevenção frente a dinâmica populacional envolvida.
Área
Mastologia
Instituições
Hospital de Clínicas de Passo Fundo - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
LEONARDO ERIK BOHN, RAFAEL RIBEIRO MARTINI, RENATA DOS SANTOS RABELLO